quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Como fazer do videogame um lazer, não um vício

Se você é como eu, um cara que adora jogar videogame mas toma cuidado para que esse não vire um vício e acabe com sua sanidade, então essa postagem é para você!

Vamos imaginar a seguinte situação: você ganha um jogo novo pro seu videogame ( seja lá o que for, Xbox360, PS3, Wii, 3DS, PSVita ou qualquer outro), um jogo de uma série que você adora. Vamos exemplificar o novo Assassin's Creed 3. Você( Oitavo Anão) ganha o novo Assassin's Creed 3 edição limitada com um monte coisa exclusiva. Você chega em casa e começa a jogar e depois de meia hora sua mãe vem dizer que você tem que parar senão você vai ficar cego e viciado e conta aquela história toda que mãe conta. Mas será que é verdade isso?
Bom, essa história do videogame cegar nunca foi comprovada desde que você siga as instruções de segurança do jogo, principalmente uma que vem em 99% dos jogos que diz "a cada 30-45 minutos faça um descanso de 10-15 minutos". A maioria das vezes eu paro de jogar após os 30-45 minutos e volto mais tarde, vou fazer uma tarefa, ler um livro ou alguma atividade física. Ficar com o olho vidrado na tela da TV ou do portátil por muito tempo pose ser prejudicial. É algo até fácil de fazer, pare o jogo quando acabar o capítulo ou a fase ou a missão do jogo. Essa estratégia funciona muito bem.
Por exemplo, até uns 5 dias atrás Ru estava jogando freneticamente Resident Evil Revelations, e essa semana cheguei a jogar 2 horas e 30 minutos em um dia( algo que eu não costumo fazer). Aí eu lembrei que não terminei o Mario 3d Land, desde então eu estou jogando um pouco de cada um há mais ou menos uma semana.

Outra coisa que eu faço muito para não ficar viciado em um jogo é uma estratégia simples: quando estiver muito tempo em um jogo, troque a fita, CD ou Blu-Ray. É, mude o jogo, assim você não fica com aquele vício frenético em um determinado título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário